quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Eu Li: Cemitérios de Dragões - Legado Ranger 1 de Raphael Draccon




Sinopse: "Em diferentes pontos do planeta Terra, cinco pessoas com histórias e origens completamente distintas desaparecem por motivos variados e acordam numa outra realidade. Em meio a guerras envolvendo demônios, dragões, homens-leão, seres fantásticos e metal vivo, os cinco precisam compreender os motivos de estarem ali e combater um mal que talvez não possa ser impedido. Este é o mote de Cemitérios de Dragões, o novo romance de Raphael Draccon, que marca a estréia do selo Fantástica. No livro, o autor de Dragões de Éter apresenta uma versão moderna e adulta de um universo inspirado por séries tokusatsu queridas por toda uma geração como Jaspion, Changeman, Flashman, Black Kamen Rider e Power Rangers."

Devo admitir que antigamente tinha um certo preconceito com literatura fantástica brasileira, mas de uns anos pra cá deixei isso de lado, li muita coisa legal e este começo de trilogia está entre estas coisas. Especialmente por ser uma homenagem aos tokusatsu, as famosas série japonesas com super grupos, heróis de metal e afins.

Mas apesar de conhecer os livros do Draccon, minha mãe é fã do cara e sempre me falava dos livros dele, nunca tinha lido nada dele até este me chamar atenção.

Comprei e ele ficou um bom tempo na fila de leitura, então semana passada ia viajar com a esposa e como agora entrei de novo na minha fase de ler livros finalmente peguei ele. E não me arrependi.

Nele somos apresentados a Derek, um soldado do exército americano perdido em uma espécie de caverna de mineração, escravizado por demônios junto com outras raças também presas ali como anões, gigantes e habitantes de Vega; Amber, uma garçonete irlandesa praticante de artes marciais mistas; Romain, um francês mestre em Parkour super irônico e com temperamento explosivo (que achei um baita dum chato), e que junto com Daniel, um hacker brasileiro e nerd, serve como alívio cômico. E ainda temos Ashanti, uma guerrilheira africana nascida em meio a conflitos étnicos em Ruanda, de longe o passado mais sofrido de todos.

Se vocês também são fãs de Changeman e afins, já se ligaram em quem eles vão se transformar depois. :D

A narrativa tem praticamente três pontos de vistas diferentes, que são alternados de capítulo para capítulo. Derek e Amber estão sempre juntos, assim como Romain e Daniel. Já Ashanti é a única entre os protagonistas a passar por sua história quase sozinha, interagindo somente com outros coadjuvantes também interessantes como o príncipe Rogga e Mihos - seu interesse amoroso. 

Particularmente não sou muito fã deste tipo de narrativa e torci um pouco o nariz no começo, mas devo admitir que depois gostei desta dinâmica. Especialmente para conhecer melhor o mundo que eles estão e no suspense que este tipo de narrativa proporciona.

Me surpreendi com os rumos que a história tomou. Esperava algo mais parecido com um Power Rangers da vida, mas não é nada disso. Esqueçam estas séries, elas são homenageadas, mas aqui o negócio é violento. É normal ter vilões com membros arrancados, cabeças explodidas e por aí vai. Isso dá uma nova visão aos nossos heróis de infância. :D 

Outra coisa que achei muito legal são as referências nerd no texto. E olha que não são poucas, vão desde citações de monstros gigantes até a mais óbvia que são as armaduras coloridas. E falando nisso, as armaduras aparecem de um jeito muito legal e são bem diferentes do que vocês imaginam.

Uma que achei muito legal foi a de um certo personagem que vem do planeta Hedin :D Para quem não lembra ou não nasceu nesta época é o mesmo nome do planeta do Jaspion, só escrito de forma diferente. E a descrição da armadura do personagem me lembrou imediatamente o Macgaren, arqui-inimigo do Jaspion e filho do grande vilão da série, Satan Goss.

Macgaren
Ainda falando em descrições, quando os vilões principais aparecem a primeira vez o leitor é capaz até de sentir o cheiro que eles exalam, tamanha a riqueza de detalhes e bizarrice dos personagens. Eles trazem consigo a escuridão e na primeira vez que aparecem é exatamente isso que sentimos junto com os personagens. Pelo menos aconteceu comigo e achei muito legal o autor conseguir passar este sentimento enquanto eu li.

Gostei bastante deste 1º livro, tanto que logo que acabei já peguei o 2º livro e já encomendei o 3º que fecha a trilogia. 

Comecei a ler o 2º e depois do final frenético do 1º achei este começo um pouco devagar, mas ele logo engrena e está ficando bem legal. Assim que acabar a leitura posto aqui.

Recomendo a leitura. Deixem os preconceitos de lado e se aventurem!

E aí Paliteiros, vocês já leram este livro? Pretendem ler? Nunca lerão? Comentem aí, estou atrás de gente para discutir uma teorias.

E só na espera dos robôs gigantes! :D

Bom, por hoje era isso Paliteiros, espero que tenham gostado.

Até a próxima.


Título: Cemitérios de Dragões - Legado Ranger I
Autor: Raphael Draccon 
Ano: 2014 
Páginas: 352 
Editora: Rocco
Compre aqui: Submarino | Saraiva | Americanas | Extra | Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...