quarta-feira, 10 de junho de 2015

Over the Garden Wall - Desenho para criança? Acho que não.


A muito tempo falo que nem todos desenhos são coisas de criança, existem vários exemplos disso no mercado, tais como várias animações japonesas, européias e por aí vai. Mas muita gente ainda acha que ver desenhos não é para adultos. Não penso assim e Over the Garden Wall é mais um exemplo disso.

Sim, ele é um desenho com traços infantis, os personagens são crianças que se encontram com animais antropomorfizados e são ajudados por uma passarinha azul falante, mas tem muito mais
por trás desta minissérie em 10 episódios.

Ela estreou no Cartoon Network americano em 2014 logo depois de um episódio piloto de sucesso, mas que não tem o clima da série e por aqui foi anunciada para este ano ainda. O canal Cartoon anda investindo em várias séries diferenciadas que conseguem atingir o público infantil e adulto ao mesmo tempo, como Apenas um Show, Clarêncio, Steven Universo e o grande sucesso Hora de Aventura. São todos exemplos de desenhos coloridos e a primeira vista infantis e bobos, mas que tem várias camadas e podem atrair vários públicos.

Então chegamos a Over the Garden Wall.
Alguns amigos me indicaram este desenho falando que era muito bom, era só 10 episódios mas que valiam muito a pena serem vistos, decidi dar uma chance e devo dizer que é um dos melhores que vi nos últimos tempo.

A Besta
A série gira em torno de dois meio-irmãos, Wirt e Greg (Elijah Wood e Collin Dean respectivamente), que parecem viver décadas atrás, se perdem em uma floresta estranha chamada somente de o desconhecido. A fim de encontrar o caminho de casa, os dois devem viajar por toda a floresta, aparentemente mágica, com a ajuda do idoso e sábio lenhador (Christopher Lloyd) e Beatrice (Melanie Lynskey), um azulão irritável, que viaja com os meninos a fim de encontrar uma mulher do desconhecido chamada Adelaide, que pode desfazer sua maldição e ajudar os meio-irmãos a voltar para casa.

Wirt, o irmão mais velho, está sempre preocupado e prefere sempre pensar antes de tomar uma decisão. Por outro lado, Greg, o irmão mais novo, vê tudo como brincadeira e esta sempre despreocupado, o que acaba colocando a si mesmos e aos outros em perigo. E para piorar, eles são perseguidos pelo ser chamado simplesmente de A Besta.

Este é o resumo da obra, lendo assim parece um desenho qualquer, mas podem confiar que não é. Os irmãos não sabem como chegaram no desconhecido e lá é tudo muito bizarro e assustador, com seres estranhos por todos os lados e com a impressão que o perigo esta em qualquer lugar.

Um dos habitantes da vila.
Vendo os episódios você começa a ficar com um sensação de que algo esta muito errado ali e se já viu ou leu obras de terror e suspense talvez acabe descobrindo o final de tudo isso, mas com certeza os personagens bizarros que interagem com os irmãos vão deixar sempre uma dúvida do que esta realmente acontecendo ali. Personagens como os habitantes da vila da abóboras ou a assustadora Tia Sussurros mostram que esta minissérie não é somente para crianças.


Foi uma experiência muito boa ver esta animação e mesmo com todas as bizarrices, ela fecha bem as pontas no final e deixa o telespectador pensativo. Pelo menos isso aconteceu comigo.

Vejam a introdução do desenhos para sentirem o tom da história.



Agora vem alguns spoiler sobre a série, se você já viu ou não se importa em saber o que vai acontecer, selecione o texto abaixo.

A Besta, uma criatura antiga e bem assustadora na hora que aparece de verdade, engana almas perdidas até que elas desistam de viver e as transforma em "Árvores de Edelwood". O lenhador que parece trabalhar com a Besta o tempo todo para salvar a alma de sua filha que esta presa na lamparina que ele sempre carrega consigo, na verdade esta sendo enganado pelo ser e acaba descobrindo isso no final, salvando os dois irmãos e destruindo a Besta.

Nos episódios finais, é revelado que o Wirt e Greg são na verdade dois rapazes da época moderna. Eles estão vestidos deste modo antigo por causa do Halloween, justamente a noite em que eles são transportados para o desconhecido.

Wirt, tentando levar de volta uma embaraçoso fita de poesia que fez para uma garota que ele gosta, foi ao cemitério atrás dela e de uns amigos, mas a chegada da policia assustou ele e Greg que acabam saltando por cima do muro do lugar e acabam caindo nos trilhos de trem, Greg quase é atropelado por um trem, ele é salvo Wirt mas os dois caem em uma colina dentro de um lago e ambos acabam inconsciente no processo.

No final do último episódio, Wirt e Greg acordam em um hospital, com Greg recapitulando os acontecimentos do que aconteceu e vemos que na verdade eles estavam no limbo, entre a vida e a morte e todos os personagens que eles encontram e acabam ajudando também estavam nesta condição, tanto que se você prestar a atenção na lápide que Wirt se esconde no cemitério, nela esta escrito o nome do dono da mansão.

A série termina com uma montagem lenta de como Wirt e Greg afetou os habitantes do desconhecido que no final eram todos mortos vagando pelo limbo. E aí várias pessoas não entenderam como o lenhador encontrou a filha, já que ela estava morta, para mim ele encontrou ela pois quando destruiu a alma da Besta que estava na lamparina vemos que o corpo do monstro é formado de várias almas gritando, então a alma de sua filha também estava presa com a Besta e quando ele faz isso, consegue seguir adiante e sai do limbo encontrando a sua filha.

Recomendo fortemente a série e mesmo com alguns episódios bobos que parecem não levar a nada, vale muito a pena assistir. Um desenho realmente bonito e bizarro ao mesmo tempo e são só 10 episódios. Se ficaram interessados podem ver aqui ou esperar a estréia no Cartoon brasileiro.

Por hoje era isso. Já viram a série? Ficaram interessados? Comentem aí.
Valeu paliteiros, até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...