sábado, 28 de março de 2015

Eu vi: Filmes de viagem no tempo


Viajar pelo tempo é um sonho recorrente de várias pessoas por aí. Quem nunca pensou em voltar no tempo para resolver algum problema, fazer o que queria ou desfazer? Ver os dinossauros? Ou viajar para o futuro e ver como vai ser?

Pois é, isso ainda não é possível, quem sabe um dia no futuro. Mas como esta possibilidade sempre fascinou a humanidade, vários escritores já imaginaram como seria viajar pelo tempo e isso rendeu várias histórias muito boas que merecem ser lembradas e outra nem tanto. Este assunto pode render várias conversas e até me deu uma ideia para uma futura postagem.

Bom, voltando ao post de hoje, sou muito fã de ficção científica e o tema de viagem no tempo é um dos que mais me agrada desde que fui apresentado ao tema quando era bem pequeno, tanto que De Volta para o Futuro é até hoje uma das minhas série preferidas. Filme de viagem no tempo não são tão fáceis de se achar mas já existem vários que merecem ser assistidos, como 12 Macacos, Exterminador do Futuro, Um Século em 43 Minutos, o primeiro Efeito Borboleta, Planeta dos Macacos, o brasileiro O Homem do Futuro, o excelente filme espanhol Crimes Temporais, o difícil de se entender Primer e por aí vai, então as vezes quando você menos espera acaba esbarrando em um exemplar do gênero que vale a pena ver.

Este é o caso dos últimos filmes sobre viagem no tempo que vi.

Começando com a comédia inglesa de 2009, Perguntas Frequentes sobre Viagem no Tempo (Frequently Asked Questions About Time Travel). 
Acabei vendo este filme por causa do título e da frase de divulgação "Dr. Who encontra Todo mundo quase morto", assim como o filme de zumbis, este aqui também se passa em um pub britânico 3 amigos iniciam uma série de viagens acidentais para frente e para trás no tempo. Acabam encontrando ajuda com uma fiscal do tempo (Anna Faris) e descobrem que fizeram algo muito errado naquele mesmo dia e tem que descobrir o que e quem quer ver eles mortos.

Três amigos viajando pelo tempo e aprontando altas confusões.
Gostei bastante do filme e mesmo se passando basicamente dentro do mesmo pub, ele consegue mostrar várias possibilidades de futuros pros protagonistas e isso é bem legal. Mas o melhor é ligar os pontos durante a história e ver que no final tudo se encaixa e além disso, os protagonistas são nerds e sabem todas as regras de viagem no tempo, como não mudar nada no passado e não encontrar seu eu do passado para não destruir o universo, isso faz toda a diferença e cria várias boas sacadas no decorrer do filme.



O próximo filme também é britânico, mas é um comédia romântica de 2013 chamada Questão de Tempo, que conta a história de Tim que vivia uma vida normal até ser chamado pelo seu pai, vivido por Bill Nighy, que conta ao filho que todos os homens da família tem o poder de viajar no tempo, para isso basta irem para um local escuro e solitário - geralmente um armário - e cerrar os punhos para retornar a algum ponto do passado no qual já tenha estado antes. No começo ele não acredita no pai mas logo percebe é verdade e começa a usar este dom para mudar alguns erros bobos, como quebrar algo, até conhecer Mary (Rachel McAdams em outro papel de namorada de viajante no tempo depois de Te Amarei para sempre) e decidir usar seu dom para conquistar ela. A partir daí o filme parte para a comédia romântica com um toque de drama perto do final que deve admitir me fez quase correr aquele suor hétero no canto do olho. 

Pai e filho prontos para saltar no tempo.
Apesar das comédias românticas não serem bem meu estilo preferido achei este filme bem legal, tem uma regras de viagem no tempo bem interessantes e o ritmo do longa faz com que ele não seja enjoativo e dá vontade de ver mais histórias neste universo. Gostei e recomendo.



Continuando, finalmente consegui ver Looper, este todo mundo já deve ter visto, mas vamos a uma sinopse da internet para quem não viu.

"Kansas City, 2044. Viagens no tempo são uma realidade, mas estão apenas disponíveis no mercado negro. Seu principal cliente é a máfia, que costuma enviar ao passado pessoas que deseja que sejam eliminadas, já que é bastante complicado se livrar dos corpos no futuro. Os responsáveis por estes assassinatos são os loopers, organização a qual Joe (Joseph Gordon-Levitt) faz parte. Um dia, ao realizar mais um serviço corriqueiro, ele descobre que seu alvo é a versão mais velha de si mesmo (Bruce Willis), trazida em viagem no tempo por ter se tornado uma séria ameaça à máfia no futuro."

Eu, eu mesmo, só faltou a Irene ;) hehe
Olha, gostei do filme. Não é aquilo tudo que pensei que ia ser, mas no final das contas achei bem interessante, especialmente o mistério do criminoso do futuro que esta acabando com todos os loopers e dominando o submundo e as cenas a lá Akira que ficaram bem legais e me deram vontade de ver o anime de novo e torcer para que o mangá um dia seja relançado por aqui.



Também tenho algumas menções honrosas nesta lista de filmes assistidos a pouco tempo que são o Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban que tem uma trama de viagem no tempo bem interessante, o brasileiro A Máquina, que é pouquíssimo conhecido e merece ser conhecido e também o Atividade Paranormal - Marcados pelo Mal, que sim, tem viagem no tempo, mas só vão sacar a referência quem já viu pelo menos os dois primeiros filmes.

Por hoje era isso, se gostaram e quiserem alguma recomendação de filme deste tema mandem uma mensagem que como sou fã tenho uma grande lista de longas, séries, desenhos e quadrinhos de viagem no tempo.

E aí, já viram estes filmes? Vão ver? O que acharam? Conhecem algum filme legal? Comentem.

Valeu paliteiros, até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...