sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Eu li: Bidu - Caminhos


Tá aí, peguei meu volume ontem e só tenho uma coisa a dizer: Conseguiram de novo!
A história de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho ficou muito legal mesmo. Já era fã dos caras a um tempo e quando conheci eles pessoalmente em um evento aqui no sul e peguei o álbum Achados e Perdidos virei mais fã ainda. Por sinal, estou devendo uma resenha deste álbum por aqui.

Bidu - Caminhos não deve nada aos outros lançamentos do primeiro ciclo da coleção Graphic MSP, o Astronauta - Magnetar, de Danilo Beyruth, Turma da Mônica - Laços, de Vitor e Lu Cafaggi, Chico Bento - Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte e Piteco - Ingá, de Shiko. Tenho todos até agora e devo dizer que o Sidão e o todo o pessoal envolvido está de parabéns. E todos os álbuns vem sempre em duas versões, capa cartonada por R$19,90 e capa dura por R$ 29,90. Preços muito justos.

A história nos apresenta um pequeno cachorrinho azul que vive na rua e é o rei do seu pequeno terreno, mas ele quer algo a mais. Ele cansou de ter que correr atrás de comida e expulsar um certo cachorro amarelo que quer seus ossos, conseguidos com tanto trabalho. A vida do cachorrinho não está fácil.
Mas tudo pode mudar.

Os autores fizeram a escolha certa em mostrar a vida do cachorrinho azul nas ruas antes de conhecer seu dono e melhor amigo, apresentando toda sua jornada cheia de percalços, amizades inesperadas e chuva, muita chuva.

E o que dizer da arte do álbum?
O estilo dos dois autores é muito legal, como já disse, já era fã deles antes e aqui eles se superaram, seja nos desenhos ou na escolha das cores, tudo fecha perfeitamente com o espírito da história. E prestem a atenção nas onomatopéias usadas, todas feitas a mão, são quase outros personagens na história. Como na passagem que o Bidu está com fome. Muito bem bolado.

Onomatopéias interagindo com a cena.
E aqui os cachorros também falam entre si, mas diferente dos quadrinhos, não com palavras e sim com imagens, uma jogada muito boa do Sidão que desafiou os autores a fazerem algo assim. E o resultado final ficou bem legal. Vale a pena olhar todos os quadrinhos com cuidado e apreciar todas os detalhes da arte e das conversas dos cães.

Ao final da leitura fica aquela sensação boa de acabar de ler um história legal, que merece ser lida.
Recomendo a todos, especialmente se tu já teve ou quis ter um cachorro um dia.

Esta coleção de Graphics MSP está muito boa e só tende a melhorar com os novos títulos anunciados pro próximo ciclo de lançamentos.

Astronauta 2 - Singularidade de novo produzida por Danilo Beyruth e com cores de Chris Peter, que prometem repetir a maravilhosa obra apresentada na primeira edição. E desta vez o Astronauta não esta sozinho.

Penadinho - Desenvolvido por Paulo Crumbim e Cristina Eiko Yamamoto, casal que produz o ótimo Quadrinhos A2.

Turma da Mônica: Laços 2 - Os irmãos Vitor e Lu Cafaggi retornam na sequência da (para mim) melhor graphic da coleção.

Papa-Capim -  escrita por Marcela Godoy e desenhada pelo Renato Guedes.

Turma da Mata - Com produção de Davi Calil e Artur Fujita. Greg Tocchini estava junto mas infelizmente saiu da obra e vai ter seu substituto anunciado em breve.

Tem também uma graphic surpresa a ser anunciada em breve para ser lançada ano que vem.

Graphics MSP anunciadas para o 2º ciclo de publicação.


E não fiquem surpresos se logo surgir alguma animação ou brinquedos baseados nelas, todas merecem.

Mas voltando a Bidu - Caminhos, leiam. Ela é muito boa e merece ser lida e apreciada sem moderação. Prova mais uma vez que quadrinhos não são só coisa de criança e podem muito bem emocionar sem ser piegas.

Esta coleção esta ficando cada vez melhor. Então, que venham as próximas.

E aí paliteiros, já leram? O que acharam? Comentem aí.
Por hoje era isso. Até a próxima.
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...