sexta-feira, 1 de junho de 2012

Eu li: Traço de giz, de Miguelanxo Prado


Achei este livro a muito tempo atrás em um sebo e como já tinha ouvido falar bem comprei e não me arrependi nenhum centavo. hehe

Traço de Giz foi escrito e desenhado por Miguelanxo Prado. Com 64 páginas, ele foi lançado pela Editora porttuguesa Meribérica/Liber em janeiro de 1993, a segunda impressão é de 2001 e foi justamente esta que eu consegui por aqui.

Em resumo o álbum narra a história de Raul, que depois de dois dias de tempestade,  consegue levar seu barco a uma pequena ilha perdida no meio do oceano, onde só há um velho farol que não funciona, um longo pontão, uma estalagem sem clientes e um muro branco no qual os visitantes deixam mensagens e recados estranhos.

Na ilha ainda havia mais um barco, o da quieta e misteriosa Ana, que logo chama a atenção de Raul. Mas a mulher lhe conta que está na ilha à espera de um homem.

Enquanto tenta conquistá-la, gaivotas começam a aparecer mortas pela ilha com uma espécie de seta atravessada no pescoço, o que leva Raul a desconfiar do estranho Dimas, filho de Sara, a dona da estalagem.

 E o mistério aumenta quando um terceiro barco chega à ilha e Sara afirma que sempre que mais de duas embarcações ali aportam acontece confusão.
Esta história com certeza daria um ótimo filme.
Já conhecia o trabalho autor, que infelizmente não é muito conhecido aqui no país, sempre ouvi falar que este era um dos melhores álbuns dele e cara, esta história me impressionou muito quando li.

Miguelanxo Prado tem um traço leve e uma narrativa muito boa que conduz o leitor por um roteiro lento e complexo que não deve nada a grandes obras da literatura e do cinema. Existem diálogos e ações que, numa primeira leitura, parecerão completamente sem propósito, mas que, no final, servirão como chave para os mistérios da trama.

Não vou contar nada mais da história por aqui e nem entregar o final ,mas pode-se dizer que o álbum trata de um jeito bem diferente o tema viagem no tempo.
Por isso, leitores menos atentos passarão despercebidos por detalhes que Prado coloca no roteiro e na belíssima arte.


E aposto que muitos vão chegar no final e ficar surpresos tentando lembrar tudo que aconteceu, liganado os fatos e provavelmente vão começar uma segunda leitura prestando mais atenção nos detalhes espalhados pelas páginas para tentar entender melhor a história. hehehe
Mas isso, pelo menos para mim, torna tudo mais prazeroso ainda.

Se quiserem saber um pouco mais e o ponto de vista do próprio autor sobre a sua história, leiam esta entrevista que o cara deu pro Universo HQ.

E se vocês já leram ou quando lerem, deixem aí nos comentários suas teorias sobre o que realmente aconteceu na ilha. hehe

Bom, por hoje era isso, espero que tenham gostado de mais esta dica.
Valeu paliteiros, até a próxima.


Título: TRAÇO DE GIZ (Meribérica/Liber) - Edição especial
Autores: Miguelanxo Prado (texto e arte).
Preço que encontrei: R$ 20
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Janeiro de 1993 e Janeiro de 2001 (segunda impressão)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...