terça-feira, 19 de abril de 2011

Eu li: Noturno de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan

Provavelmente vai ter SPOILERS para quem não leu o livro, mas vou tentar ao máximo não estragar nenhuma surpresa.
Estão avisados hehe.

Sempre gostei dos filmes do Guillermo del Toro, A Espinha do Diabo é um dos meus filme de terror preferidos, O Labirinto do Fauno eu gostei muito, Mutação e Blade 2 acho muito legais também, já os Hellboys eu prefiro o primeiro ao segundo.

Então quando fiquei sabendo que ele ia escrever um livro de terror e suspense tive de ir atrás.

Demorou mas finalmente consegui ler este que é o primeiro volume da Trilogia da Escuridão sendo que o segundo, A Queda, já saiu por aqui e o terceiro, The Night Eternal, está previsto para sair este ano.

O livro começa nos introduzindo a lenda de Jusef Sardu, um garoto polonês mais alto do que qualquer outro homem. Mais alto até do que qualquer telhado da aldeia onde vivia. Mas devido a seu tamanho Sardu era fraco: seus músculos quase não suportavam o peso de seu corpo e o pai do garoto estava disposto a tudo para curá-lo. Acreditando no folclore da família de que caçar e comer a carne de lobo dava coragem e força incríveis, o pai de Sardu o levou a uma expedição de seis semanas para tentar fortalecer o garoto. É claro que a expedição não acaba bem: todos os integrantes da expedição são mortos, exceto por Sardu, que retorna a sua aldeia totalmente transformado.

Então somos transportados ao aeroporto internacional JFK, em Nova York, onde um boeing 747 vindo de Berlim que, ao tocar a pista de pouso, subitamente pára na pista com todas as cortinas abaixadas, luzes apagadas e o sistema de comunicação em pane. A partir daqui começa uma corrida contra o tempo para descobrir o que causou isso e ainda o que irá acontecer.

E aí que Del Toro e Hogan acertam em cheio ao jogar fora todo o glamour do folclore dos vampiros e criam praticamente uma nova espécie de seres noturnos. Para começar, o vampirismo é tratado como uma doença, uma vírus sanguíneo que é transmitido através da mordida. Com essa mordida, vários vermes capilares são introduzidos na vítima. Esses vermes são os responsáveis pela mutação que irá ocorrer: a pele fica com uma coloração parecida com a do mármore, os olhos ficam pretos como a noite e a garganta é completamente obstruída por um ferrão, através do qual o vampiro realiza os ataques. É interessante notar que as vítimas estão mortas e apenas estão vivas devido ao vírus hospedeiro, portanto, os vampiros são mais parecidos com zumbis do que com os vampiros propriamente ditos. Eles lembram bastante os vampiros do filme Blade 2, não por acaso claro. hehe

O história segue mostrando as pesquisa de Eph Goodweather e Nora Martinez, dois cientistas responsáveis por detectar e identificar ameaças biológicas em Nova Iorque, passando pelas histórias de Abraham Setrakian, um velho que possui experiência no combate aos vampiros, pois já enfrentou um deles enquanto estava em um campo de concentração na segunda guerra; Vassily Fet, um brutamontes que trabalha como exterminador de pragas e por fim Gus, um jovem ladrão que entra nessa luta por acaso. Além deles temos vários capítulos que alternam entre esses e vários outros personagens, retratando vários encontros com os vampiros e como cada um lida com essa ameaça, lembrando muito o andamento de um filme. Aliás, este livro é basicamente um script de cinema. Leiam e aposto que vão ficar imaginando quase o tempo todo como determinada cena ficaria no cinema. heh

Gostei muito deste primeiro volume e me deu muita vontade de procurar o segundo, na verdade já estou atrás dele.
Recomendo muito este livro, especialmente se vocês são fãs de suspense e terror e acham que vampiros não são seres apaixonados que brilham e sim monstros assassinos que dormem na terra e matam suas vítimas sem nenhum remorso.
Fiquem agora com dois trailers da história e aqui o site da trilogia para mais informações.




Bom, espero que tenham gostado desta minha dica paliteiros.
Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...