quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bone completo em um encadernado colorido!


Quando acabou de publicar as 55 edições de sua série Bone em 2004, Jeff Smith resolveu facilitar a vida de quem tinha descoberto sua série com atraso: lançou tudo numa edição única, de mais de 1300 páginas. Edicão esta que eu estava atrás até ler a notícia do lançamento do encadernado colorido. Agora tenho outro objeto de desejo nerd na minha lista. heh

Este ano, em comemoração aos 20 anos da publicação de Bone #1, vão lançar Bone One Volume que vai reunir toda a série novamente, mas agora em cores, em edição única. Vejam aí como ficará o livrão de 1400 páginas, que vem dentro de um estojo.
Com 7,6 cm de espessura, o livro terá as páginas costuradas ao invés de coladas ou grampeadas – único jeito de abrir as páginas de algo deste tamanho.

Ainda não há data certa para o lançamento nos EUA. Enquanto isso, no Brasil, a série continua sem fim, sendo publicada a conta-gotas pela editora Via Lettera. A versão colorida chegou a ser anunciada em 2007 pela editora Devir, mas os planos não foram para a frente. Uma pena, pois a série é muito boa mesmo e vale muito a leitura.

O que, vocês ainda não conhecem Bone? Não sabem o que estão perdendo.
Bom, vou tentar fazer um resumo do que é a série para vocês.

A história começa com os Bones sendo expulsos de sua cidade, Boneville, devido às trapaças de Phoney
(o de camiseta com estampa de estrela na figura ao lado), indo parar por acidente - após o ataque de uma nuvem de gafanhotos - em um vale desconhecido, povoado por humanos, animais falantes e criaturas míticas. Os Bones têm aspectos e características peculiares, são pequenos e “arredondados”, possuem quatro dedos em cada mão, andam sem roupas e são... fofos!
Em resumo, são puro cartoon inseridos em um mundo humano fantástico, com animais falantes, dragões e monstros ratazanas.
Mas não julguem pelo aspecto dos personagens principais, a história é muito boa.

Ao longo trama, que se inicia leve e divertida e aos poucos vai ficando mais violenta, acompanhamos o desenvolvimento dos personagens conduzido de forma magistral por Smith, que lenta e gradualmente conduz o leitor para dentro da historia.

Quando o caminho dos primos Bone se cruzam com os de Espinho, uma bela garota de fazenda cujos pais morreram e que vive sobre os cuidados da sua avó, um passado secreto que vinha sendo mantido em segredo vem à tona.
Com isso, vemos o protagonista Fone se transformar em herói. O tolo e ingênuo Smiley assumir qualidades quase religiosas e as gananciosas armações de Phoney tomarem rumos completamente inesperados.

Enquanto isso, Kingdoc, com suas criaturas ratazana prepara seus exércitos obedecendo ordens de uma entidade maligna.
Pequenas criaturas em um mundo estranho querendo voltar para sua terra, seres malignos reunidos em um exército. Uma poderosa entidade do mal e uma batalha decisiva pelo futuro da humanidade.
A trama central certamente foi inspirada na obra de fantasia de J.R.R. Tolkien ( Senhor do Anéis, pra quem não sabe ou lembra heh), mas Jeff Smith teve bastante talento e imaginação para transformá-la em algo inteiramente original.

Logo nas primeiras páginas esquecemos do non-sense de pequenas criaturas cartoonescas vivendo uma aventura tolkineana e somos envolvidos na narrativa épica e no apelo universal do humor que elas contem. A divertida história assume uma escala cósmica, sem perder o leitor ao longo do caminho.

Sem dúvida, Bone é uma das melhores graphic novel publicadas e merece estar em qualquer coleção que se preze, e não é a toa que ela conquistou fãs tão fieis quanto os de Star Wars, O Senhor dos Anéis e arrancou elogios de caras como George Pérez e Neil Gaiman.

Como já disse antes, é uma pena que a série esteja saindo tão devagar por aqui e este encadernado certamente não vai sair por estas bandas. O jeito é treinar nosso inglês e comprar o volume importado.
Fazer o que, ser nerd no nosso país é difícil. heh

Bom Paliteiros, espero que tenham gostado.
Até a próxima.
Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...