quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Eu vi: The Walking Dead finalmente estreou, mas ficou bom? Primeiras impressões.




Tinha tudo para ser perfeito, mas não foi. Estavam lá os cenários vazios. A maquiagem perfeita. A dramaticidade e o ritmo que normalmente só se vê no cinema. E, claro, os zumbis que ficaram muito bem feitos e não são maratonistas, mas lentos como o mestre George A. Romero imaginou. Finalmente chegou a tão aguardada hora da estreia de The Walking Dead, série que o canal estadunidense AMC adaptou diretamente dos quadrinhos de Robert Kirkman.

Bem legal a iniciativa do Canal Fox em exibir o primeiro episódio da série com menos de 48 horas de atraso em relação à estreia nos Estados Unidos. Palmas para eles, porém...

Tiveram alguns problemas, o primeiro foi a série ser dublada, nada que a gente já não imaginava, mas isso pode ser facilmente contornável: quem gosta de ouvir o som original tinha a opção de trocar a dublagem que o canal implementou em toda a sua programação pela versão original e ligar as legendas.

O primeiro intervalo comercial veio só depois de 26 minutos de exibição. Legal, mas não comemorem antes da hora. Nos Estados Unidos, onde a série estreou batendo recordes, o episódio piloto dirigido por Frank Darabont (Um Sonho de Liberdade) durou cerca de 90 minutos - contando os comerciais. Aqui, o canal Fox picotou sem dó e começou a mostrar os créditos após apenas 54 minutos, perdendo assim o ritmo cinematográfico citado lá em cima.

Cara, isso é frustrante, e parece que não foi só aqui que isso aconteceu, vejam aqui um vídeo dos mesmos cortes feitos em Portugal.


Bom, mas fora isso o primeiro episódio ficou bom?

Sim, ficou muito legal. Mesmo com estes cortes ele está muito bom e vai agradar quem gosta da série nos quadrinhos e quem procura uma boa série de terror e suspense. O primeiro episódio é tudo o que os fãs de zumbis queriam ver. Darabont dá ao piloto a estética e a carga dramática de um filme. E é legal pensar que eles vão ter vários episódios para desenvolver bem os personagens, assim como nos quadrinhos. Afinal, apesar desta primeira tempora ter só 6 episódios, já foi confirmada uma segunda com 13.

O episódio começa já mostrando que há algo de diferente sendo exibido ali. Logo na primeira cena, o policial Grimes aparece procurando por gasolina em um posto no meio do nada. Tudo o que ele vê por onde passa são carros vazios e pessoas mortas. Até que avista uma menininha arrastando seu ursinho de pelúcia. Ele tenta chamá-la uma, duas vezes, mas quando ela finalmente se vira, ele percebe que já é tarde demais para salvá-la. Clássico.

Corta para o passado e acompanhamos o sub-xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln) que, após ser baleado em uma perseguição, acorda em um hospital e descobre que o mundo foi tomado por zumbis. Ele passa a procurar por sua esposa, Lori (Sarah Wayne Callis) e seu filho, Carl (Chandler Riggs), que partiram com um grupo de sobreviventes.


Seguindo a cartilha dos filmes de zumbi, Grimes não tem ideia de que o planeta passou por um apocalipse zumbi e demora para assimilar que aquelas pessoas arrastando os pés são mortos-vivos. Ele chega a ficar bravo quando vê o primeiro zumbi sendo baleado na cabeça. E é com cenas isoladas como essa que a história vai ensinando como funciona aquele novo mundo: um tiro chama a atenção dos mortos-vivos, que virão na direção do barulho. Sobreviver a um só é fácil, mas quando vários deles se juntam, a coisa fica mais difícil. E Grimes, que chega a Atlanta montado um cavalo encontrado em uma fazenda, vai aprender isso da pior maneira possível.


O final é frustrante, mas não de um jeito ruim e sim por deixar a gente fica louco para ver o próximo. Se este episódio indica como vai ser a série, temos coisa muito boa vindo por ai.
O gênero é arriscado e o tema é ultra segmentado, mas tudo indica que o AMC tenha um novo sucesso ‘em mãos’. The Walking Dead foi muito bem recebida pela crítica e eu com certeza vou acompanhar, já era fã da série em quadrinhos e achei o resultado final muito bom mesmo.

Recomendo a todos paliteiros que gostem de uma boa história. E não pensem que é uma história de zumbis padrão, a série prioriza o desenvolvimento de personagens e não do gênero, que serve apenas de apoio para contar a trama. os zumbis são coadjuvantes de luxo. hehe Vale a pena.

The Walking Dead é uma produção do canal AMC e vai ser exibido no Brasil às 22h das terças-feiras na Fox.

Valeu paliteiros, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...