quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Eu li: A Estrada da Noite, de Joe Hill


Taí um livro que eu comprei sem esperar muito e acabei gostando ( e me assustando) bastante.
Enquanto ia lendo eu falava para minha namorada que o estilo do escritor lembrava um pouco o mestre do terror Stephen King, e não é que pra minha surpresa descubro que ele é um dos filhos dele?
Pois é caro paliteiro, mas ao contrário de seu irmão, Owen King, Joe tentou esconder seu parentesco atrás do pseudônimo para não ficar a sombra de seu pai. O artifício foi desmascarado rapidamente - mais rápido, com certeza, do que levou para que o pseudônimo do próprio Stephen King, "Richard Bachman", fosse revelado.
Mas descobri este fato depois de ler o livro e isso não influenciou em nada meu veredicto. O livro é muito bom.
No seu primeiro livro, Joe Hill nos apresenta à estrela de rock de meia-idade Judas Coyne. Ele coleciona objetos antigos mórbidos, incluindo aí uma fita de vídeo que mostra um casal de jovens sendo mortos. Assim, ele não pensa duas vezes antes de comprar um paletó assombrado pelo fantasma do antigo dono, publicado em um site de leilão online. Só depois que chega, Jude , como é chamado pelos amigos, descobre que o paletó pertenceu a Craddock McDermott, o padrasto de uma das fãs descartadas por ele, e que o fantasma do velho homem é um espírito maligno determinado a matar Judas por vingança pelo suicídio de sua enteada. Judas, sua namorada e seus dois fiéis cachorros caem na estrada numa tentativa de fugir do fantasma e encontrar um jeito de detê-lo.
A partir daí o livro vai ficando cada vez mais assustador até seu clímax.
Não sei vocês, mas quando leio um livro eu viajo, me transporto para dentro do livro, parece que estou ali com o personagem, vendo o que ele vê, sentindo o que ele sente, mas neste livro isso não é muito bom. Todas as aparições de Craddock são assustadoras.
Em resumo, se você quer sentir medo, ler uma história com um mistério bem desenvolvido, várias citações ao mundo do rock ( o nome em ingles é uma música do Nirvana) e um final surpreendente, este é seu livro. Se você não gosta deste estilo ou nunca leu e quer se aventurar eu recomendo.
Vou ficar atento aos novos lançamentos de Joe Hill e qualquer novidade eu posto aqui.

A Estrada da Noite (Heart-Shaped Box), Joe Hill. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2007, 317 páginas.

Até a próxima paliteiros.

Ficou interessado? Então clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...